sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hoje notei as dificuldades...

Baseada numa experiência comum, ouvi uma frase de um filme (atualmente famoso), dita pela protagonista: “Death is peaceful, easy. Life is harder”. Em tradução rápida: Morte é pacífica, fácil. Viver é mais difícil.

Sim, grosseiramente falando, podemos concordar. Mas numa vida humana, há muito mais a ser exposto.

Quando ouvi isso, logo me coube pensar que a protagonista fora vítima de tantos acontecimentos que a mesma não pode controlar. Por seus motivos, deve mesmo afirmar isso.

Mas na vida existe mais do que ser vítima, existe o mundo que depende de você e aonde você quer chegar. Acontecimentos são efeitos das suas respectivas causas. Em outras palavras, numa vida humana normal, o que lhe acontece é reflexo das suas atitudes ou atitudes de outrem diretamente envolvidas.

Viver realmente é difícil, por todos os caminhos. Mesmo aqueles mais sacrificadores e os que aparentam mais fáceis. E essa dificuldade é selecionada por nós mesmos, como num vídeo game.

Ao iniciar um jogo, o jogador seleciona a dificuldade que irá enfrentar. Fazemos o mesmo durante toda nossa jornada, e muito freqüentemente. Nós o fazemos através das escolhas.


“Morte é pacífica, fácil. Escolher é mais difícil”. Para mim, esta afirmação vigora mais.


Perceba: Escolher é uma coisa natural do ser humano, proporcionada pela lógica. Desde a preferência até a determinação. Uma vida sem escolhas praticamente não existe, ou é guiada por escolhas alheias.

Mesmo para aqueles que acreditam num destino e, portanto, escolhas já programadas, ainda esta no mundo das possibilidades. Pode ser você ou o universo, mas as escolhas ainda o direcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário